Aprender a costurar é prazeroso desde os primeiros passos, com os pequenos detalhes, até as dificuldades que qualquer costureiro precisa lidar com o tempo. De qualquer forma, essa atividade se torna uma ótima opção de renda, seja ela extra ou principal, visto que sempre há uma grande busca por costureiras para fazer alguma reforma ou criar uma peça do início.
Independente de qual área da costura você queira se especializar, é imprescindível ter um amplo conhecimento em alguns princípios. Por isso, a Empório dos Tecidos preparou esse conteúdo exclusivo para te ajudar a aprender a costurar com algumas dicas para iniciantes na arte. Então já separe seus tecidos, tesouras e mais equipamentos que vamos citar a seguir e aprenda conosco!
O que é preciso para aprender a costurar?
É sempre empolgante aprender algo novo, principalmente se envolver arte, e a costura é uma dessas atividades que recebe infinitas possibilidades. Seja com alguns tecidos elaborados, até os mais básicos, é preciso de prática e treino para suas criações serem ainda mais exclusivas.
Se você quer aprender como costurar, de início, já busque se informar sobre as características de cada tecido, sobre onde são utilizados, círculo cromático e a combinação de cores, entre outros aprendizados necessários que você também adquire com a experiência. É bom saber também que, além da paciência, costurar exige uma coordenação motora equilibrada. Essa garante ainda mais estabilidade em cada trabalho realizado conforme sua experiência aumenta.
Costurar sozinho: é possível?
Se você tem uma facilidade em realizar costuras manuais ou não sabe nada sobre, mas tem interesse em se especializar, também pode encontrar diversos tutoriais com vídeos online que te ajudam a dominar a técnica. Por isso, tenha em mente que você precisa dedicar um tempo especial do seu dia para estar evoluindo e aprendendo novas técnicas.
Comece aos poucos e não desista, mesmo que seja desafiador no início, cada resultado e costura é uma nova motivação. Ainda que não saia como esperado, é parte do processo.
Consulte outros profissionais da costura, eles podem te ajudar com algumas dicas e mantenha sua sinceridade e queira aprender, da mesma forma, esse contato com outro costureiro pode te dar uma visão maior do trabalho, valor que pode cobrar por cada serviço, além de entrelaçar parcerias.
Comprar uma máquina de costura
Depois de resolver os primeiros passos que envolvem mais uma preparação teórica, está na hora da prática, e para isso já comece a escolher a melhor máquina de costura para suprir suas necessidades. Invista em um modelo iniciante se você nunca teve contato com uma máquina antes. Mas se já possui alguma facilidade, existem algumas opções mais robustas com funcionalidades diferentes.
Independente de qual é o seu caso, certifique-se de que a marca e o modelo escolhido tenham avaliações positivas. Entre as opções disponíveis, você pode encontrar as máquinas de costura portáteis também, ideais para serviços à domicilio, pois são compactas e leves para ser transportada para onde você quiser.
Materiais para costura
Para saber como costurar, mantenha os primeiros passos e não pule para uma superprodução sem antes produzir costuras básicas, respeite o seu próprio tempo e adquira ótimos materiais para que eles não se danifiquem rapidamente. Entre os principais, você pode garantir essas opções:
1. Tecidos variados
Há diversos tipos de tecidos disponíveis, e eles são usados em composições diferentes, por isso conheça cada um, seja os tecidos viscose e suas aplicações, até alguns modelos mais robustos como a sarja. Depois organize-os com prioridade de uso, deixando eles em rolos para evitar de amassarem e ficarem com marcas de dobras.
2. Tesouras
As tesouras também variam no mundo da costura. Entre elas você encontra as tesouras de tecidos, as quais são nos modelos clássicos. Também as tesouras de picote realizam ótimos trabalhos, elas possuem cerdas em formato de zigue-zague, ideal para roupas mais finas ou forradas.
Por último em nossas dicas de tesouras, mas não a última opção disponíveis no mercado, a tesoura de arremate é uma das principais entre os costureiros, isso porque o formato dela é diferente das usuais, o que possibilita a finalização de algumas peças cortando linhas soltas na peça, além de cortar as linhas da própria máquina de costura.
3. Giz de Tecido
O giz de tecido, ou até mesmo alguma caneta de marcação com tinta removível, é fundamental para delimitar o tamanho dos tecidos, como também deixa visível os moldes marcados. Qualquer costureiro que quer entregar serviços eficientes com as medidas ideais, precisa de uma marcação nas peças para ter uma maior precisão.
4. Fita métrica
Assim como as marcações precisam ser realizadas, as fitas métricas são as responsáveis por identificar as medidas do tecido, mas também da pessoa, visto que, ao ajustar alguma peça ou escolher entre os diversos estilos de roupa e seus tecidos para confeccionar, antes é necessário realizar as medições que precisará.
5. Agulha de mão
Seja para realizar as costuras manuais, ou algum alinhavo, as agulhas de mão são essenciais, por isso tenha algumas sempre a disposição de espessuras diferentes.
6. Alfinetes
Os alfinetes também servem para fazer marcações, e entre os modelos você encontra as pontas diversas, uns mais finos ou mais grossos que outros. Saiba qual usar em cada tecido e ajuste conforme sua necessidade.
7. Almofadinha para agulhas
O agulheiro é necessário para deixar suas agulhas e alfinetes a vista, sem deixá-los jogados. Por terem pontas afiadas, é preciso dessa proteção que as almofadinhas oferecem. Essas podem ser feitas por você mesmo costurando um tecido e colocando enchimento dentro antes de fechar.
8. Linhas
Se você quer saber como aprender a costurar e o que precisa para começar, saiba que sem as linhas as costuras também não aconteceriam. Por isso tenha uma variedade de modelos, cores e mais para usar em diversas necessidades dentro dessa arte que é a costura.
Costurar é prazeroso
Depois que tiver todos os materiais e começar a arriscar costurar alguma peças, comece a oferecer seus serviços. Garanta um espaço especial para ser seu atelier, seja em casa ou até em algum estabelecimento, e comece a conquistar clientes. Sempre aprimore o que você já sabe, isso pode ser feito com cursos extras e mais possibilidades, lembre-se de valorizar seu trabalho e reconheça cada passo dado.
Esperamos que tenha gostado dessas dicas, te aguardamos no próximo post! Não deixe também de conferir se o tecido sarja é bom, para aprimorar ainda mais seus conhecimentos desse mundo da costura. Até mais!